was successfully added to your cart.

Carrinho

Por que minhas fotos reveladas estão escuras ou com cores diferentes se no meu monitor estão “perfeitas”?

Por |

Os monitores já saem da fábrica com um ajuste padrão, próprio para você ver todos os arquivos belos e perfeitos, mas as vezes quando revelamos as cores ficam diferentes, as fotos escuras, ou no outro laboratório concorrente fica mais ou menos parecido. Por que isso acontece?

Nenhum monitor é igual a outro, como nenhum laboratório é igual também.

Cada laboratório, possui diferenças nos perfis de cores sendo que toda vez que trocar de laboratório é preciso repetir a operação de calibragem do monitor. Aliás mesmo que não troque de laboratório é necessário refazer a calibragem a cada três meses mais ou menos para ter confiabilidade até porque o monitor se desgasta com o tempo alterando essa regulagem.

Como calibrar o monitor? clique no link.

Sabendo que seu monitor está calibrado, leve algumas fotos para serem impressas mas a primeira coisa que você terá que pedir, que até foi uma dica do meu primeiro professor de fotografia, é que revele as fotografias mas sem correção alguma. Essas fotos impressas tem que estar com as cores também o mais fieis possíveis do que quando você as viu no monitor do computador.

Outra dica também, esqueça monitores de laptop, notebook, eles são feitos para economizar energia e por isso não conseguem entregar toda a gama de cores, somente em raríssimas exceções isso é feito. Também esqueça qualquer monitor barato porque o efeito é parecido com os de notebook não entregando todas as cores. Existem monitores profissionais e especializados que entregam de 97% à 100% de toda a gama de cores e são nesses que é possível confiar. Uma solução barata e de boa qualidade são os monitores da DELL. Confira!

A dica seguinte é que podemos substituir a Foto de Ajuste por uma foto sua recém impressa no laboratório. Geralmente uso uma foto que contenha uma pessoa (não é o caso abaixo) para que o tom de pele seja o mais natural possível. Importante relembrar que a foto usada para calibrar o monitor também não pode ter sofrido correção do laboratório. 

Claro que qualquer monitor seja ele CRT, LCD ou mesmo de LED possui iluminação que dará uma certa diferença, tanto nas cores como no brilho. Nunca fica 100% exato mas se fizer tudo direitinho o resultado será bem aproximado.

MANTENHA SEU MONITOR SEMPRE CALIBRADO!

Como calibrar meu monitor?

Por |

Nenhum monitor é igual a outro, mesmo que você tenha mais de um monitor da mesma marca e modelo, o ajuste vai ser diferente.

Para calibrar seu monitor sugerimos usar nossa foto de ajuste que está disponível em nosso site em Ferramentas > Fotos de Ajuste na barra superior esquerda. Para fazer o ajuste é necessário ter uma cópia ampliada da foto de ajuste ampliada em nosso laboratório (solicite a sua).

Abra a foto de ajuste no seu  programa edição (Photoshop, Lightroom, etc) e comece a fazer o ajuste de seu monitor.

Com placa de vídeo

1 – Se o seu computador tiver placa de vídeo 0ff-board, reset seu monitor para ele não interferir no seu ajuste de cor que você irá fazer pela placa.
O ideal que este ajuste sempre seja feito pela placa.

2 – coloque no seu monitor 100% de contraste e 50% de luminosidade

3 – Abra o gerenciador de cor da sua placa e ajuste conforme a foto ampliada recebida.

“Lembrando que não tem possibilidade do ajuste ficar igual a foto, mas você pode deixar bem próximo”

 

Sem placa de vídeo, regulagem pelo próprio monitor

Cada monitor possui um software próprio para regulagem, cada marca tem o seu.

  • Reset seu monitor para configuração de fábrica
  • coloque no seu monitor 100% de contraste e 50% de luminosidade
  • Abra o software de configuração em seu monitor, usando os botões do mesmo, e comece a regular.

Concordo que as vezes os softwares de configuração, são difíceis de mexer, e as vezes eles não são tão bons. Existem monitores de boa qualidade e baratos no mercado que possem softwares bons e que são fáceis de configurar, um exemplo são os monitores DELL, veja um exemplo P2319H

Regule com seus monitores de 3 em 3 meses, pois os monitores se desgastam naturalmente e perder suas configurações. Mesmo que o ajuste seja feito pela placa de vídeo.

1
Oi!
Posso te ajudar?
Powered by